A estreia, em 2008, de Iron Man, protagonizada por Robert Downey Jr, veio dar a conhecer a personagem, até então, não tão conhecida do vingador dourado. Sim, é certo que a maioria do público tinha uma ideia de como era o Iron Man, mas, a verdade é que quase ninguém sabia quem era Tony Stark ou conhecia a sua história. Hoje em dia, já não será bem assim, uma vez que o vingador goza de uma popularidade nunca antes vista. Ainda assim, é o meu objectivo, com estes dois artigos relembrar ou mesmo a dar a conhecer certos aspectos relevantes acerca da vida de Tony Stark.



A origem, os Vingadores e a década da Guerra-Fria
A personagem, inspirada na figura real do inventor norte-americano Howard Hughes, deu os seus primeiros passos no número 39 de Tales of Suspense, corria o ano de 1963. Numa altura em que a guerra fria corria o mundo, diversos artistas da editora Marvel Comics(Stan Lee ,Larry Lieber, Don Heck e Jack Kirby) decidiram criar um super-heroi que personificasse, na perfeição, os ideais do Capitalismo e do sentimento Anti-comunista que se fazia sentir nos EUA na altura. Foi assim, que nasceu Anthony Stark, vulgo Iron Man. Tony Stark era o herdeiro da fortuna de Howard Stark, um dos mais relevantes industrialistas e fabricantes de armas da América. Dotado de um génio fora do comum, Tony formou-se no famoso MIT de Boston, aos 19 anos de idade, com dois mestrados. Um em Física e outro em Engenharia. A morte dos pais, tinha ele 21, vai deixá-lo no comando de uma vasta multinacional , a Stark Industries. Promovendo a sua secretária, Pepper Pots, a executiva de negócios, Tony pode concentrar-se, por inteiro, na criação de novas e revolucionárias maquinarias. Foi precisamente para fazer a demonstração de uma delas, que Stark viajou para o Vietname. (mais tarde, em um retcon que visava manter a sua história fresca,a sua viagem passou a ser ao Afeganistão) Lá, Tony acabou ferido durante uma emboscada de guerrilheiros chefiados por Wong-Chun, mais tarde descoberto ser um lacaio do Mandarim. Os rebeldes pretendiam usar os conhecimentos de Stark para desenvolver uma potente arma, para eles. Tony, gravemente ferido por estilhaços metálicos de uma granada, que se tinham alojado no seu peito, vai ser auxiliado por um companheiro captivo, Yu-sen. Com a ajuda deste e seu posterior sacrifício, Stark vai criar a sua primeira armadura, que lhe vai permitir escapar dos guerrilheiros. No entanto, a pesada e muito rudimentar armadura cinzenta de Tony não lhe irá permitir regressar aos EUA. Foi graças ao piloto, James Rhodes, que Tony pode regressar à América, com a promessa, que havia feito ao defunto Yu-sen, de combater a maldade no mundo.  A armadura, curiosamente muito parecida com a usada por George Grant, o primeiro Metallo da companhia rival, a DC comics, servia para afastar os estilhaços do coração de Stark.


  Em Setembro de 1963, Tony Stark, juntamente com Thor, Hulk, Ant-Man e Wasp, uniram-se para fundar os Vingadores. Stark usava, agora uma versão, totalmente dourada, da sua armadura. Os Vingadores, que viriam a tornar-se na maior super-equipa da Marvel, instalaram-se no seu primeiro quartel-general, uma mansão em Nova Iorque. Como, mais tarde, será revelado, pelo próprio, esta é a casa onde Tony nasceu. Para além disso, a equipa vai passar a ser sustentada,economicamente, pela Fundação Maria Stark. (a mãe de Tony) Embora, tenha mantido, durante um tempo considerável, a sua identidade secreta, Tony, eventualmente, vai confiar o seu segredo aos companheiros. Sendo que o primeiro foi Thor. O mundo, pelo contrário, acreditava que Iron Man era o guarda-costas de Stark.
























Tony vai, em 1964, ter o seu primeiro encontro com aquele que vira a ser o seu maior inimigo, o Mandarim, um ditador místico chinês. (e de quem  falei, em maior pormenor, no artigo anterior acerca dos inimigos de Iron Man) A década de 60 vai ser marcada pelo confronto com diversos inimigos de forte cariz comunista, como o Crimson Dynamo, o Titanium Man ou a Black Widow e pelo constante aperfeiçoamento da armadura de Iron Man. Esta vertente anti-comunista e nacionalista de Stark vai-se suavizar com o começo dos protestos contra a Guerra do Vietnam.





  A queda no alcoolismo e a perda da empresa
Os anos 70 vão ser muito mais complexos para Tony. Este vai repensar as políticas da empresa, nomeadamente, o fabrico de armas. A Stark Industries vai passar a dedicar-se a outros assuntos, nomeadamente, os campos do espaço e da saúde. O problema é que Tony era o principal fornecedor da força internacional de manutenção da paz conhecida como Shield. A mesma, liderada por Nick Fury, não vai ficar muito satisfeita com a decisão do inventor e toma o controlo da Stark Industries. Este é o primeiro passo rumo a uma grave crise de alcoolismo que vai assolar Tony. O vingador, que sempre foi visto como um playboy, vai afundar-se de tal maneira que não apenas perde o resto da sua empresa, para o rival Obadiah Stane, como vai abandonar a sua própria identidade de Iron Man e viver como sem-abrigo. 




Neste período, o velho amigo e piloto de Tony, Jim Rhodes, vai passar a actuar com Iron Man e ocupar a sua posição nos Vingadores. Eventualmente, fruto da ajuda de seus amigos mais chegados e da sua própria força de vontade, Stark vai reerguer-se, e desenvolve aquela que será durante muito tempo a sua armadura mais sofisticada e poderosa, o modelo Silver Centurion. Tony cria, ainda, uma companhia mais pequena, a Circuits Maximus e inicia a luta por recuperar a empresa do pai, agora Stane International.  Tony consegue isso mesmo e enfrenta o seu rival, Obadiah, este em sua própria armadura de Iron Monger.


 A luta termina com a vitória de Stark, que, mais tarde, tem que enfrentar Jim, que padecia de um grave problema neurológico, na altura, pelo direito de voltar a ser o Iron Man. Com a vitória sobre o amigo, Tony reassume o seu papel como o único vingador blindado. Mais uma vez, a vida parecia sorrir para Tony, no entanto, isto não estava para durar, pois os anos 80 vão arrastar o Iron Man para mais uma guerra.





A Guerra das Armaduras e o final de amizades
Após recuperar a sua empresa, Tony descobre que muita da tecnologia que desenvolveu foi roubada por um dos seus inimigos, Spymaster e vendida a diversos grupos, muitos deles de índole criminosa. Revoltado com a situação e auxiliado por Jim Rhodes, Tony vai iniciar uma autêntica cruzada para recuperar o que lhe foi roubado. Pelo caminho, vai destroçar vilões tecnológicos como o Controller e o Beetle e vai, com a sua postura extrema, alienar os seus companheiros da divisão oeste dos Vingadores.



 No entanto, vai ser durante a luta com o herói aquático, Stingray, que Tony vai despertar a atenção do governo americano. Rapidamente, Tony “despede” o seu alter-ego, para não prejudicar a imagem da companhia, mas não desiste de prosseguir com a sua missão. Segue-se uma invasão ao Vault, uma prisão de máxima segurança para super-criminosos, com o intuito de destruir as armaduras dos Guardsmen, que termina em um confronto com o Captain America. Mas vai ser a incursão na Rússia, que resulta na morte do Titanium Man, que vai levar o governo a declarar Iron Man como um criminoso. Uma batalha com o operativo governamental, conhecido como FirePower, conduz à aparente morte do vingador dourado. Stark, não desiste e, depressa, cria uma nova armadura. Em pouco tempo, Stark apresentava aquele que muitos pensam ser um novo Iron Man. 



Os tempos seguintes vão ser ainda mais complicados para Tony e o seu alter-ego. Stark vai ser alvejado por uma ex-namorada ciumenta e vê-se condicionado a uma cadeira de rodas, só ganhando a completa mobilidade das pernas quando no uso da armadura. Eventualmente, uma operação revolucionária vai permitir ao vingador caminhar de novo. Os problemas de saúde, todavia, não se vão ficar por aí. Perto de um colapso nervoso total, que significaria a morte para si, Tony vai mais uma vez refugiar-se na sua armadura. Esta nova proximidade à morte e a impotência de a resolver, vai fazer com que distancie dos seus amigos, entre eles, os próprios Vingadores. Todavia, e com a própria armadura a dar sinais de falhar, Tony vai colocar-se em animação suspensa, para reparar o estrago no seu sistema nervoso. Com isso, vai simular a sua morte, mais uma vez, deixando Rhodes como chefe da empresa e como Iron Man, novamente. Rhodes, contudo, ao saber que Tony falsificou a sua morte e enganou toda a gente, vai partir, levando a armadura com que mais tarde seria conhecido como War Machine. Era uma amizade que se perdia. 




Para ler a segunda parte, siga para o link     http://culturaeartepop.blogspot.pt/2013/04/conheca-melhor-o-iron-man-parte-2.html

Escrito e Publicado por Ivo Silva