Entrada na Golden Age e a Batalha com Captain Marvel


A estreia bem sucedida de Superman em Action Comics nrº1, fez com que houvesse um surgimento de inúmeras personagens com conceito similar, quer dentro da National Comics, quer nas suas editoras concorrentes. 1938 marcou o princípio do que se tornaria conhecida como o período Golden Age das Comics. Personagens como Batman, Human Torch, Green Lantern, Flash ou Captain America tiveram todos o seu início nesta época e seguiram o exemplo de Superman. No entanto, foram muitas as editoras que, tentando conseguir dinheiro fácil, optaram por fazer uma emulação não apenas do conceito de Superman, mas da própria personagem.




















 Um dos Casos mais flagrantes foi a criação de Will Eisner, Wonder Man, para a Fox. Wonder Man era um plágio, de tal forma clara de Clark Kent, que a National foi para a frente com um processo- crime, encerrando a carreira do herói da Fox, que não passou de um só número. Um opositor mais sério, mesmo a nível de popularidade foi a criação da Fawcett Comics, Captain Marvel, em 1940. Mesmo tendo poderes de origem mística, a National decidiu apresentar uma reclamação de plágio. Um duro embate nos tribunais seguiu-se e, terminou com a eventual derrota do Captain, em 1955. A National, agora chamada de DC Comics, compraria os direitos das personagens da Fawcett, mas optaria por mantê-las dormentes até 1986, quando Captain Marvel regressaria à ribalta, de novo.





















 A personagem dos anos 40 e 50 de Superman era, um pouco diferente daquilo que conhecemos. Como foi referido anteriormente, Clark tinha superforça e invulnerabilidade. Era capaz de saltar por cima de prédios, de uma só vez e, correr mais depressa que uma locomotiva. Superman era, também, um verdadeiro herói popular. Os seus primeiros desafios foram combater ladrões, políticos e empreiteiros corruptos. Superman não tinha medo de enfrentar, de frente, os males da sociedade, todavia, não era alguém que pesasse verdadeiramente as consequências que os seus actos tinham. Era um herói algo leviano e um pouco brutal, nesta primeira etapa da sua vida. Talvez, não tão brutal como o Batman, que chacinava, sem piedade, os seus inimigos. A pedido do editor da DC, em 1940, Whitney Ellsworth, Superman foi, literalmente, proibido de matar os seus inimigos, sob pena de o herói se retirar para sempre. 



De resto, a história de Clark Kent começa de uma forma muito familiar. Último sobrevivente do planeta Krypton, Kal-L foi enviado para a Terra, pelos seus pais biológicos, momentos antes da explosão do seu Mundo natal. Encontrado pelos Kent e recebendo o nome de Clark, Superman vai ser educado nos valores da liberdade, justiça e dignidade humanas. Abandonando a quinta onde vivia no Kansas, após o falecimento dos pais adoptivos, Clark vai mudar-se para Metropolis. Lá, enquanto trabalha como repórter no Daily Star, protege, simultaneamente a cidade. Foi nesta altura que Clark conheceria o grande amor da sua vida na colega repórter, Lois Lane.
























 Ao mesmo tempo, Superman teria o seu primeiro encontro, em 1940, com aquele que se tornaria o seu arqui-inimigo, Lex Luthor. O Superman desta época envolver-se-ia directamente nas Segunda Guerra Mundial, no entanto, a sua popularidade, ao contrário do que aconteceu com diversos outros super-herois mais patrióticos, resistiu à conclusão da mesma.




















 Em 1940 vai estrear na rádio a primeira tentativa de fazer singrar o Homem de aço noutras formas de media. “The Adventures of Superman”, com Bud Collyer no papel do herói, mostra-nos um Superman que chega à Terra já adulto. Uma série para a televisão é lançada, em 1948, protagonizada por Kirk Alyn. A série é dividida em 15 partes, onde são explicadas as suas origens e onde é mostrada a batalha com a vilã Lady Spider.




 Segue-se outro seriado de 15 partes, com o mesmo actor, e intitulado de “Atom Man vs Superman”, e que inclui Lex Luthor. George Reeves torna-se no novo Superman, no filme televisivo de 1951, “Superman and the Mole Man” e na curta de 1954, “Stamp Day for Superman”.



Este actor voltaria ao papel do kryptoniano exilado na série “The Adventures of Superman” , que vai estar no ar de 1952 a 1958 (embora fosse substituído, no final da primeira temporada por Noel Neill), e em um episódio de “I love Lucy”, de 1957, que se intitulava de “Lucy and Superman”.















O poder de Kal-L chegava também ao crescente mundo de animação. A sua primeira série animada, intitulada apenas de “Superman”, foi desenvolvida pelos Fleischer Studios, sob a supervisão da Paramount Studios, e estaria no ar de 1941 a 1943. Foi aqui que Superman voou pela primeira vez e que famosas expressões como "faster than a speeding bullet, more powerful than a locomotive, able to leap tall buildings in a single bound...", "this looks like a job for Superman!" e "look, up in the sky! Its a bird! Its a plane! Its Superman!" ganharam vida. A força do Homem de Aço, e a sua popularidade, eram cada vez mais crescentes e parecia não haver rival à altura.


 Veja uma amostra da carreira televisiva de Superman, aqui. E para ler a primeira parte desta pequena retro, confira o link http://culturaeartepop.blogspot.pt/2013/06/conheca-melhor-superman-parte-1.html



Escrito e publicado por Ivo Silva