Auto-intitulada como a melhor revista de comics heróica nas bancas, senti curiosidade em ler e arrisquei comprar o primeiro número de Invincible. Devo dizer que as minhas espectativas não foram defraudadas. Invincible conta-nos a estória de Mark Grayson, filho do maior herói da Terra, Omni-Man. No momento, em que atinge a adolescência os seus poderes manifestam-se e Mark começa uma carreira, ao lado do pai, como Invincible. Mark é parcialmente alienígena, pois Omni-Man vem do planeta dos superpoderosos Viltrumitas. Como todos os membros da sua raça, também Mark dispõe de superforça, capacidade de voo e resistência. Servindo-se dessas habilidades, o jovem Grayson vai ter diversos confrontos com vilões como Bi-Plane ou o Doctor Seismic. Ameaças que enfrenta sozinho ou com o auxílio de outros heróis como os membros da Teen Team, dos quais se destacam Atom Eve ou Rex Explode. A revista realmente assume novas alturas quando do nada, os maiores protectores da Terra, os Guardian of the Globe, são assassinados.




Mark descobre, após interromper um confronto entre o Imortal (o último sobrevivente da equipa) e Omni-Man, que o responsável pelas mortes é o seu próprio pai. É nesse momento que a personalidade de Grayson se define e Invincible toma o partido da Terra, contra o próprio pai, o primeiro de uma força invasora. Mesmo derrotado por Omni-Man, que se mostra incapaz de matar o filho e abandona a missão de conquista com a qual fora incumbido, Invicible vai ganhar o respeito do mundo e torna-se no super-herói oficial do governo, trabalhando com o agente Cecil.




No meio dos mais de 100 números da revista, Grayson enfrenta muitas ameaças, como Conquest, Angstrom Levy, Dinossaurus e até versões malignas de si mesmo, enquanto cresce como pessoa e herói. Mark vai ao espaço, reencontra o pai, ganha um irmão e estabelece uma amizade com o alienígena Abe. Invincible aprofunda as suas amizades com antigos membros da Teen Team, como Robot o Rex, e, sobretudo, cria uma das mais duradoiras relações dos comics, actualmente, com Atom Eve. Tudo isto com desenhos e argumentos consistentes, muito humor e acção. Invincible não é apenas a melhor revista de super-heróis no mercado, mas, também, é aquele que melhor exemplifica como escrever uma.

Escrito por Ivo Silva