O Uivo do Man-Wolf

John Jamseson III é o filho do famoso editor do Daily Buggle, JJJ. Criado por Stan Lee e Steve Ditko, o astronauta teve a vida salva por Spider-Man, em “The Amazing Spider-Man” nrº 1, de 1963. Esta foi a sua primeira aparição. O Coronel irá destacar-se do pai, uma vez que, admira a “ameaça” aracnídea. Talvez tal se deva ao facto de Spider-Man lhe ter salvo a vida, novamente, esta feita das mãos do Rhino. Contudo, e apesar de ser um tipo às direitas, John, um antigo astronauta da Nasa, em uma das suas missões traria consigo da Lua, uma misteriosa pedra que o tornaria num feroz rival para Peter Parker. A Moonstone, que ficaria alujada na garganta de John irá transformá-lo numa espécie de lobisomem esbranquiçado e absolutamente letal. Apelidado de Man-Wolf pelos jornais (e pelo próprio pai), Jameson terá os seus primeiros confrontos com o aranhiço nos números 124 a 126 de “The Amazing Spider-Man”.































 Peter venceria, a custo, após retirar a gema do pescoço de John. Isso faria com que o astronauta recupera-se a forma humana. Contudo, Man-Wolf e a gema seriam restaurados, pouco depois, por Morbius, que procurava ter em John um servo para o auxiliar nos seus planos (“Giant Sized Superheroes” nrº 1). A carreira de John como Man-Wolf levá-lo-ia a múltiplos encontros não apenas com Spider-Man, mas também, com a She-Hulk e Hellcat. Após ter colocado a vida do pai em perigo, John entrega-se à custódia da Shield, mas em vez de o prender ou mesmo tentar curar, Fury usa Jameson em uma perigosa missão espacial. Será aí, nas páginas de “Creatures on The Loose” nrº 36, de 1975, que John encontrará misteriosos guerreiros espaciais. Estes, por sua vez, irão conduzir Jameson a uma nova dimensão, onde, capaz de controlar os seus poderes lupinos, o Man-Wolf irá descobrir a origem da gema e “evoluirá” de uma selvática criatura para um nobre herói, Stargod, em “Marvel Premiere” nrº 45. 



























Eventualmente, John regressará à Terra e ocupará o lugar de piloto oficial de Captain America e esposo de Jennifer Walters, a She-Hulk. Ambas as situações acabam em desastre e John, volta e meia, cede à pressão e volta a transformar-se em Man-Wolf, “o lobisomem do espaço sideral”. Curado inúmeras vezes, Jameson acabaria por, volta e meia regressar ao seu estado lupino... O uivo do lobo continua.


Escrito por Ivo Silva