Barry Allen tem estado na mó de cima após o seu regresso às Comics com Flash Rebirth. 
Em poucos meses, Allen reassumiu-se como o único Flash e deu origem a um evento, Flashpoint, que reiniciaria o Universo DC dando origem ao New 52. 
Contudo, este Top não visa falar no herói, mas antes, nos seus inimigos. 
Vou centrar-me naqueles que mais problemas e desafios trouxeram a Barry Allen. 
De fora ficam vilões específicos aos outros Flashes ou grupos como os The Rogues (visto que muitos dos que vou falar aqui pertencem a esse grupo).
Boa leitura! 


10 - Captain Boomerang




     Este australiano rebelde, de nome George "Digger" Harkness, procurou obter, nos EUA, aquilo que não tinha conseguido na Austrália...respeito, fama e fortuna. 
Juntando-se ao pai biológico na promoção da companhia de brinquedos deste, Digger assumiu, com orgulho, a identidade de Captain Boomerang. 

     Contudo, o fraca ressonância das pessoas com a sua identidade carnavalesca e o pouco, ou nenhum, dinheiro que recebeu pelo seu trabalho, fizeram com que Harkness desse início a uma carreira de crime.

     Inserido no grupo de vilões, que assombra Central City, conhecido como Rogues, o Captain Boomerang defrontou Barry, pela primeira vez, no nrº 117 de The Flash, corria o ano de 1960. Harkness viria a tornar-se conhecido pelo uso de bumerangues com atributos bastante bizarros, integrando diversas incarnações do Suicide Squad.


9 - Weather Wizard




















     Surgido no nrº 110 da revista The Flash, Mark Maddon, também conhecido como Weather Wizard, é considerado um dos membros mais inteligentes e capazes dos Rogues. 

     Mesquinho e agressivo, Mark desde cedo criou inúmeros problemas a Barry Allen e ao seu parceiro da época, Kid Flash (Wally West). 
Com uma varinha que lhe permitia controlar o tempo, Weather Wizard iria desafiar inúmeros outros heróis, nomeadamente Batman e Superman, sozinho ou acompanhado dos restantes Rogues.


8 - Cobalt Blue




     Malcolm Tawne é o irmão gémeo de Barry. Separado à nascença da sua família biológica, pelo médico que o trouxe ao Mundo. 
Malcolm cresceu no lar abusivo dos Tawnes. Eventualmente, conseguindo escapar, Malcolm irá rumar a Central City, em busca do seu irmão perdido. 
Ao ver a vida que Barry tinha e descobrindo que este era o amado herói Flash, Malcolm vai pirar. 

     Usando a herança da família Tawne, uma misteriosa gema azul, Malcolm irá transformar-se no vilão místico conhecido como Cobalt Blue. 
Capaz de viajar pelo tempo e controlar as mentes dos que partilhavam laços sanguíneos consigo, Cobalt Blue irá tentar eliminar Barry da equação. 

     O seu objectivo era substituir, efectivamente, o herói. E o facto, é que o consegue. Malcolm mata Barry, mas acaba derrotado pelo terceiro Flash, Wally West, que restaura a linha temporal à sua normalidade (ver The Flash nrº 149, vol 2).

7 - The Trickster





     James Jesse é um artista de circo muito semelhante a um certo Dick Grayson.
 Dotado de uma grande criatividade e propenso a tentar obter dinheiro do modo mais fácil, Jesse assume o nome de Trickster e começa uma onda de assaltos no nrº 113 de The Flash, em 1960. 

     Destacando-se pela natureza dos seus crimes como uma espécie de Joker (bastante menos sádico), Jesse acabaria morto durante Countdown nrº 22, de 2002. 
Antes de falecer, Jesse, junto com os outros Rogues vai matar o quarto Flash, Bart Allen. 


6 - Mirror Master




     Sam Scudder foi o primeiro Mirror Master. 
Surgido no nrº 105 de The Flash (vol 1), Scudder é o derradeiro mestre dos espelhos, membro original dos Rogues e contínuo obstáculo no caminho heróico de Barry. 

     Manipulando o misterioso Mirror World, Sam já chegou a aprisionar, temporáriamente, o Barry nele. Morto durante a mesma Crise que vitimou o seu arqui-inimigo, Scudder regressaria no reboot New 52, recuperando a sua posição nos Rogues, embora preso, ele próprio no Mirror World.


5 - Psycho Pirate




     Roger Hayden não foi o primeiro homem a tomar a identidade de Psycho Pirate, nem, tão pouco, a ostentar a poderosa Medusa Mask, mas foi de longe o mais instável e volátil. 
Não sendo, primáriamente, um vilão do Flash, Roger atormentou o nosso herói durante a maxi-saga Crisis on Infinite Earths, quando se tornou aliado do Anti-Monitor. 

     Usando os poderes da máscara, Roger torturou Allen com um fluxo insano de emoções contraditórias e fez-lo chorar e implorar...
 Eventualmente, Allen consegui vencer os condicionamentos que lhe haviam sido impostos por Hayden e derrotou o vilão. 
Allen rumaria para salvar todo um universo da destruição, depois disso. O custo? A sua vida.

4 - The Top




    Roscoe Dillon era um viciado em piões. 
Foi com esse vício em mente que Roscoe desenvolveu um uniforme capaz de o fazer rodar como um. O seu primeiro embate com o defensor de Central City, que ocorreria nas páginas de The Flash nrº 122 (vol 1), em 1961, acabaria em derrota. 
Contudo se em vida o vilão era perigoso, fazendo parcerias constantes com os restantes Rogues, seria na morte que a sua ameaça aumentaria ainda mais. 

     Regressando como uma espécie de espírito, Top vai possuir o corpo do pai de Barry, atacar a mãe e violar a campa de Iris. 
O diabólico Top ainda não teve uma participação muito relevante no New 52, contudo um seu descendente do século XXV já causou problemas a Allen.


3 - Gorilla Grodd




     Este gorila inteligente dotado de vasto poder psíquico e físico, surgiria no nrº 106 de The Flash (vol 1), em 1959. 
Proveniente da altamente desenvolvida Gorilla City, situada algures em África, Grodd ambiciona, não só, o controlo sobre a dita cidade, mas sobre todo o planeta. 
Um opositor implacável, Grodd partilha, com Barry, (pelo menos neste New 52) uma ligação com a Speed Force. 

     Fruto dessa conexão, Grodd atacou Central City e quase matou o nosso herói, nos eventos contados em The Flash (vol 4) nrº 13 a 17, em 2012. 
Grodd destacou-se ainda nas múltiplas incarnações da Secret Society of Super Villains, opositores da Justice League.


2 - Captain Cold




     Leonard Snart é um dos vilões mais conhecidos da Silver Age.
 Líder dos Rogues, Snart é um criminoso que se rege por um complexo código de moral, que o proibe de magoar crianças, mulheres e animais, por exemplo. 
Esse código estende-se aos restantes membros do seu grupo, por arrasto. 

     Snart teve uma infância díficil nas mãos de um pai alcoólico e violento. 
Isso contribui para o seu carácter frio e distante. 
Intelectualmente dotado, Snart iniciou uma pequena gangue e perpetuou alguns assaltos, em Central City, até ser apanhado pelo Flash. 

     Apercebendo-se que o frio absoluto de certo pararia o herói, Snart vai desenvolver uma arma, que disparava rajadas de gelo, e adopta o nome de Captain Cold. 
Surgindo no nrº 8 de DC Showcase, em 1957, Captain Cold travou inúmeros duelos com o corredor escarlate, tendo sido o mais recente travado no nrº 6 de The Flash, de 2012 (New 52).


1 - Reverse Flash




     Também conhecido por Professor Zoom, Eobard Thawne surgiu, pela primeira vez, em 1963, no nrº 139 de The Flash. 
Proveniente do futuro, nomeadamente, do século XXV, Thawne cedo mostrou tendências criminosas. Inicialmente, fã de Barry Allen, Eobard duplicou o processo que deu a Allen os seus poderes. Viajando para o passado, Eobard pretendia substituir Allen, como Flash. 

     Assumindo um uniforme que era o oposto do de Allen, Thawne assume a identidade de Reverse Flash. 
Um vilão implacável, desprezado pela maioria dos Rogues do corredor escarlate, Eobard vai ser o responsável por algumas das piores tragédias na vida de Barry.

     Como Reverse Flash, Thawne vai matar a esposa de Barry Allen, Iris West, após esta se ter recusado a deixar Allen.
 Meses depois, Thawne tenta repetir o feito com Fiona, mas desta feita, Barry antecipa-se e mata o vilão. 
Alguns anos mais tarde, o criminoso voltaria dos mortos e, em Flash Rebirth seria revelado como o responsável pela morte da mãe de Barry.


Este é o nosso Top. 
E para vocês?
Qual é o vosso vilão favorito?

Escrito por Ivo Silva