Kid Flash é o nome dado ao parceiro do Flash. 

Um velocista mais novo sobre a tutela de outro mais experiente, o primeiro e mais conhecido Kid Flash foi Wally West.

 West fez a sua primeira aparição como Kid Flash nas páginas de The Flash #110 (Vol 1), corria o ano de 1960. 

Numa repetição do acidente que deu a Barry os seus poderes, Wally, sobrinho de Iris, torna-se ele próprio num velocista.

 O jovem, que idolizava o Flash, torna-se assim no seu parceiro, envergando uma versão infantil do uniforme de Barry e dando pelo nome de Kid Flash.

O objectivo da criação do Kid Flash era não só o de dar aos jovens leitores alguém com o qual se pudessem relacionar, como também aproveitar o boom de popularidade que o conceito desfrutava graças a Robin. 


 


Wally ganhou o seu conhecido uniforme amarelo nas páginas de The Flash #135 (Vol 1), em 1963, e seria um dos membros fundadores da jovem equipa de heróis, os Teen Titans, um ano mais tarde em The Brave and The Bold #54 (Vol 1).


 


Wally teve a sua estreia animada entre 1967 e 1968, em The Superman/Aquaman Hour of Adventure. 

Aqui Wally, cujo uniforme tinha as cores invertidas em relação à sua contra parte das comics, participou, ao lado do Flash (Barry Allen), em três episódios, e junto com os Teen Titans noutros três.

Com aventuras ao lado de Barry e dos Titans, mas também a solo, Wally West, abandonaria o papel de Kid Flash após descobrir que a sua velocidade o estava a matar, sendo que regressaria ao papel esporadicamente e pela última vez aquando dos eventos de Crisis on Infinite Earths. 

A conclusão da saga marca também o início da carreira de Wally West como o terceiro Flash. 

 Entretanto, Wally voltaria ao papel de Kid Flash em algumas histórias (a maioria das quais passavam-se antes dos eventos de Crisis) e nas séries televisivas dos Teen Titans, Brave and The Bold e Young Justice, bem como em alguns jogos de vídeo (DC Universe Online, por exemplo).


 


 Wally não apareceu na primeira série televisiva do Flash, mas um Kid Flash seria apresentado em Flash TV Special #1, de 1991. 

Este Kid Flash, um jovem chamado Vince Everett, não era sidekick de Barry Allen, mas antes um perigoso oponente. 

 No Universo tradicional da DC passariam anos até vermos um novo Kid Flash na figura do neto de Barry Allen e viajante temporal, Bart Allen. 

O irritante e impulsivo Bart faria a sua primeira aparição em The Flash #91, corria o ano de 1994. Filho de Don Allen, que por sua vez era filho de Barry Allen e Iris West, e  de Meloni Thawne, descendente do infame Professor Zoom (a.k.a Reverse Flash), Bart nasceu com um metabolismo demasiado acelerado. 

Esta condição estava a provocar o seu envelhecimento precoce, pelo que a sua família não teve alternativa a não ser colocá-lo numa máquina de realidade virtual, enquanto procuravam uma cura.

 A estadia no mundo virtual não era mais que uma forma de Bart manter a sanidade mental. 

Uma vez estabilizada a sua condição, a avó, Iris West, decide enviar Bart para o século XX de forma a que este pudesse aprender a controlar melhor a sua velocidade com Wally West. 


 


Assumindo a identidade de Impulse, Bart Allen torna-se no novo parceiro de West. 

Embora a relação entre ambos não fosse a melhor, a verdade é que Wally via algum potencial em Bart, que no entanto ainda demoraria a adoptar a identidade de Kid Flash. 

Pelo meio, Bart vai ter a concorrência da velocista Jessica Chambers, pela honra de continuar o legado do Flash.


 


 Entretanto, em 1996, nas páginas de Kingdom Come #3, vai ser apresentada uma nova Kid Flash na figura da filha de Wally West.

 Iris West II vem de uma outra realidade é certo, embora tenha sido um dos muitos velocistas a serem chamados para combater a ameaça mística de Cobalt Blue, durante a saga Chain Lightning. 

Bart irá finalmente assumir a identidade de Kid Flash após um violento encontro com o vilão Deathstroke, durante uma missão dos Teen Titans. 

Com  a rótula desfeita, após o confronto com o vilão, Bart percebe que tem que "subir de nível", pelo que desenvolve a sua velocidade e assume a identidade deixada vaga por Wally. 


 


Nas páginas de Teen Titans #4 (Vol 3, de 2003), o Kid Flash renasce. 

Bart mantém essa identidade até ao confronto com Superboy Prime, durante a saga Infinite Crisis. 

Após ter prendido, com a ajuda dos outros Flashes, Prime na Speedforce, Bart reaparece, mais velho e envergando o uniforme de Flash. 

Com West ausente, Bart passa a ser o novo Flash. 

No entanto, a sua carreira dura pouco, pois Bart é morto pelos Rogues. 

Como seria de esperar, Bart regressa, nas páginas da mini-série, Final Crisis: Legions of Three Worlds, sendo ressuscitado pela Legion of Superheroes. 

Renascido como Kid Flash, esta versão de Bart eventualmente desaparece, fruto do Flashpoint, para dar lugar a um novo Kid Flash. 


 


Bar Torr, um fugitivo do futuro, é apresentado nas páginas de Teen Titans #1 (Vol 4, de 2011).

 Sem qualquer ligação com os West, Allen ou Thawne, Bar Torr acaba por ser capturado e levado de volta para o seu futuro.

 Bart Allen foi bastante representado fora das comics, surgindo em alguns jogos de vídeo e na popular série Smallville, na sua identidade de Impulse. 

Em Young Justice vemos a transição de Bart de Impulse para Kid Flash durante a segunda temporada dessa série de animação. 


 


Em 2014, uma versão distinta de Wally West foi introduzida no novo Universo DC. 

Para além da aparência física ser distinta da do Wally West original, esta nova personagem é filho do Reverse Flash do Presente, Daniel West. 

Com o advento de Rebirth, o Wally Pré-Flashpoint foi reintroduzido, como mais um Flash. 

O novo Wally foi então rescrito como sendo primo do original, ganhando um II a seguir ao nome. 

Este Wally West II é o Kid Flash actual, tanto nas comics, como na série televisiva.


 


A jeito de curiosidade apenas, é de salientar que os filhos de Barry Allen no Universo DC tradicional (anterior ao Flashpoint), chegaram a vestir o fato de Kid Flash. 

Isso aconteceu a jeito de brincadeira e como forma de celebrar o Flash Day, nas páginas de Adventure Comics #373 (Vol 1, de 1968).