Fire Emblem: Shadow Dragon não foi apenas um mero remake do original da NES, pois trouxe consigo novas personagens. 

E não falo do cavaleiro Frey, mas antes de seis generais apenas acessíveis através da reunião de condições muito específicas por parte do jogador. 

Para conseguir adquirir estas personagens escondidas, o jogador deve fazer algo que é absolutamente contra natura em Fire Emblem...sacrificar unidades. 

Ou seja, estes generais funcionam como uma espécie de salvaguarda para o caso da aventura não estar a correr bem ao jogador. 

Ao perdermos um número específico de unidades (temos que ter menos de 15 unidades no nosso exército), teremos acesso a capítulos especiais e, caso consigamos alcançar a vitória nos mesmos, teremos como recompensa uma nova personagem. 

 

A única destas personagens secretas a não seguir esta regra das menos 15 é a arqueira Norne. 

Para conseguirmos obter esta simpática personagem devemos ter quatro ou menos personagens (Marth incluído) no final do Prólogo IV. 

Se assim for teremos acesso à referida arqueira. 

De salientar que uma vez que o Prólogo é inexistente no modo Hard, esta personagem só pode ser obtida quando se joga em graus de menor dificuldade. 

O primeiro capítulo extra é o 6x, que nos obriga a chegar ao fim do sexto capítulo com as tais menos 15 unidades. 

Conseguindo isso, devemos de seguida visitar a aldeia com Marth e é dessa forma que iremos obter a espadachim Athena, uma combatente estóica, mas bastante mediana de início.


 




Segue-se o capítulo 12x. 

O procedimento é bastante similar ao efectuado para se obter Athena, com a diferença a residir no facto de desta vez a personagem surgir inicialmente como inimigo. 

A única forma de conseguir converter o general Horace para o nosso lado passa por mantê-lo vivo até ao final do capítulo.


 


De seguida temos o capítulo 17x, que assenta no mesmo modus operandi do anterior.

Uma vez mais devemos completar o capítulo sem matar a personagem secreta, que começa novamente como adversário (se bem que seja um inimigo mais relutante do que Horace).


 


A personagem em questão é um feiticeiro ruivo bastante capaz de nome Etzel. 

A quinta personagem será obtida de uma forma igualmente bélica, no capítulo 20x. 

Para conseguirmos recrutar o guerreiro conhecido como Ymir, o Ogre, basta-nos falar com o mesmo usando o príncipe Marth.


 


Feito isso, Ymir abandonará o campo de batalha e o exército rival, integrando as nossas forças após a conclusão bem sucedida do dito capítulo.

Ymir chega ao nosso exército munido do poderoso (mas traiçoeiro) Devil Axe e é um verdadeiro tanque, sobretudo se usado na classe de general.


 


A última personagem secreta a ser obtida parte do princípio que o jogador falhou em atingir dois objectivos essênciais para a conclusão do jogo.

Por um lado, Tiki está morta no final do capítulo 24. 

Por outro Marth está desprovido da Falchion. 

No caso destas duas coisas acontecerem, será desbloqueado o capítulo 24x e com ele a possibilidade de recrutar Nagi, uma manakete mais poderosa. 

Com ela virá também uma versão mais fraca da Falchion para Marth usar na batalha contra Medeus.

Fire Emblem: Shadow Dragon foi um jogo lançado para a DS e saiu em 2008 na Europa. 

Este título está também disponível para ser jogado via digital na Wii U desde 2015. 


 Nota: Uma review deste jogo e uma retrospectiva da série está disponível no site Meus Jogos. Ambas são escritas por mim.