O Universo DC está repleto de aventuras e desventuras temporais. 

     Aqui ficam algumas das mais engraçadas, peculiares e trágicas Viagens Temporais.

Boa leitura!



Musa Inspiradora



     Nas páginas de Booster Gold # 15 (vol 2), de 2009, a irmã do protagonista da série foi revelada como sendo a inspiração para aquele que é considerado o quadro mais famoso de todos os tempos, Mona Lisa. 




      A beleza da jovem Goldstar captivou o Mestre Leonardo e não tardou a que ela servisse de modelo para a pintura da morena com o sorriso enigmático.

     A razão para o cabelo da Mona Lisa ser negro deve-se única e exclusivamente ao facto de Da Vinci não se recordar de todos os pormenores físicos da jovem, após a sua partida repentina.

     Booster Gold não apreciou o facto da irmã estar activamente a alterar a História...embora o próprio já o tenha feito inúmeras vezes.



Resgate do Presidente




     Apanhado no meio de uma luta entre o Linear Man e Booster Gold, o Kryptoniano vai-se ver perdido no Tempo. 

      Fazendo ricochete entre o Futuro e o Passado, o Homem de Aço eventualmente vai dar consigo nos EUA por volta de 1943. 

     Sem meio aparente de regressar a casa, Superman vive durante algum tempo em um circo, junto a Metropolis. 

     É lá que ganha fama como "Samson, the Strongman", contudo Kal-El acabará por rumar à cidade grande onde salva a vida do Presidente Roosevelt ao deter um assassino nazi.




    Superman tem ainda um breve encontro com o fantasmagórico Specter que  em vez de o enviar para o Presente envia-o para a Alemanha Nazi.
  
     O herói enfrenta as forças alemãs lideradas pelo místico Mister Z e salva a vida de inúmeros prisioneiros judeus de uma bomba.

Curiosamente será a força da detonação da dita bomba o que o enviará rumo ao Presente novamente. 

     Todos estes eventos tiveram lugar em Action Comics #663 e Superman #54, ambas de 1991.



Regresso a casa




     Nas páginas de Superman #141 (vol 1), de 1960, Jerry Siegel, Wayne Boring e Stan Kaye decidiram contar o impensável.

     Numa das mais icónicas histórias da fase Silver Age de Superman, este é enviado para o Passado, não da Terra, mas de Krypton. 



     Privado dos seus poderes devido ao Sol vermelho de Krypton, Kal-El encontra os futuros pais, casados de fresco, junta-se a uma jovem actriz e estreia-se como um extra numa série de ficção científica. 

     Pelo caminho, Kal tenta auxiliar Jor-El na salvação de Krypton. 

     No entanto, depressa o Homem de Aço se irá aperceber que não há maneira de salvar o seu planeta-natal e pesaroso regressa à Terra e ao seu próprio período temporal.



Flashpoint




      A ressureição de Barry Allen, na mini-série Flash Rebirth, 30 anos após a sua morte em Crisis on Infinite Earths, trouxe-nos, também, uma origem ligeiramente diferente. 

     A mãe de Allen estava agora morta e não às mãos de um mero desconhecido, mas antes às do infame Reverse Flash, Eobard Thawne. 

     A descoberta do facto por Barry, de novo o Flash, leva-o a correr para o Passado e impedir o falecimento prematuro da sua progenitora, despoletando, com isso, o começo de uma outra realidade intitulada de Flashpoint. 

     Este novo Mundo não podia ser mais negro. 




     Uma Terra sem JLA, sem Superman, com um Batman diferente e com as Amazonas e Atlantes em guerra.
  
     Barry, inicialmente desprovido de poderes, vai, com a ajuda de Batman (Thomas Wayne), Cyborg e outros restaurar a linha temporal original. 

     Pelo meio há mais um confronto com o Reverse Flash (empalado pela espada de Batman) e o começo da nova linha do New 52.



O Regresso de Barry




     Nos anos 90, a DC brincou com a ideia de fazer regressar Barry Allen. 

     Nas páginas de Flash #74 (vol 2), Wally West, o Flash da época, depara-se com o aparente regresso do seu falecido mentor.

      Garantida a veracidade da sua identidade pelo anel energético de Hal Jordan, Wally e Barry vão retomar a sua parceria, isto é...pelo menos até Barry deixar Wally para morrer numa armadilha dos criminosos Combine. 



     Após isso, e julgando Wally morto, "Barry" declara-se como o verdadeiro e único Flash, e inicia uma guerra de um homem só contra Central City, por esta o ter esquecido. 

     Derrotando Hal Jordan e Jay Garrick, o Flash maligno é confrontado por um revigorado Wally West. 

     O showdown final entre ambos revela que "Barry" é, afinal, Eobard Thawne, o Reverse Flash, que havia viajado atrás no Tempo com o intuito de usurpar a posição de Barry como o Flash. 

     Wally, contudo, prova o seu valor e derrota o vilão que regressa ao seu século de origem, o XXV, em Flash #79.