Bem antes da criação da popular X-23 já a Marvel Comics havia experimentado com a ideia de ter uma versão feminina do Wolverine. 

Em 1990, nas páginas da revista satírica What The?! #9 (Vol 1), foi-nos apresentada Logana, a.k.a Wolverina.

Filha de Bud, dono de um bar onde a mesma trabalhava, Logana era prima de uma versão cartonesca do Wolverine do Universo Marvel principal (Earth 616). 

Logana possuía as mesmas habilidades e características de Wolverine, desde as garras e esqueleto de adamantium, até ao reconhecível penteado. 


 


A heroína faria parceria com Ivory e chegaria a enfrentar alguns vilões, nomeadamente Land Shark e Mr Hide. 

Contudo, a carreira de Wolverina, criada por Peter David e Rurik Tyler, não será longa, com  a personagem a não ter mais que duas aparições em comics. 

Ainda assim, a porta estava aberta e um ano mais tarde, num dos muitos futuros alternativos da Marvel iria surgir Rancor. 


 


Estreando-se nas páginas da Guardians of The Galaxy #8 (Vo 1), Rancor era descendente de Logan. 

Nascida no século XXXI, Rancor liderava a sua própria colónia mutante, no planeta Haven. 

Apresentada como uma personagem de moral ambígua, Rancor surgirá tanto no papel de líder dos terroristas Nine, como na figura  de aliada dos Guardians. 

Como Wolverina antes dela, também Rancor possui poderes similares aos de Wolverine. 

A personagem, que envergava uma variação do uniforme castanho da década de 80, foi criada por Jim Valentino e curiosamente combateria o esqueleto de adamantium do seu antecessor (que servia de hospedeiro para a consciência de Doctor Doom).


 


Em 1996, Ian Edington e Dan Abnett, introduzem Ferret. 

Integrante da equipa Ultra (do Ultraverse), Ferret era idêntica a Logan em todos os aspectos, contudo, e da mesma maneira que Wolverina antes dela, a personagem não irá durar. 

Junto com diversos outros membros dos Ultra, Ferret vai morrer a combater os aliens Progeny, nas páginas de Phoenix Resurrection Aftermath #1.

Para todos os efeitos, Ferret desaparece no mesmo issue no qual faz a sua primeira aparição. 


 


Seria em 2003 e fora do mundo das comics que Laura Kinney, a.k.a X-23 apareceria pela primeira vez. 

Criada por Craig Kyle para a série de animação X-Men: Evolution, na qual apareceu em três episódios, Laura foi um sucesso instantâneo. 

Laura é apresentada como um clone do Wolverine. 

Desenvolvida como mulher, para ser mais facilmente controlável, X-23 deveria ser o operativo perfeito da HYDRA, no entanto um encontro com os X-Men irá fazer com que a jovem se incline mais para o lado dos heróis. 


 


Não tarda até que Laura seja translada para o Universo Marvel. 

Com a sua origem mais ou menos idêntica à da série, Laura fez a sua estreia nas páginas de NYX #3 (Vol 1), corria o ano de 2004. 

O aspecto de X-23 foi alterado por Joshua Middleton, de forma a torná-la mais parecida com Wolverine (o cabelo passou de castanho para negro).

Nas comics os responsáveis pela clonagem foram a Facility, um grupo dissidente da Weapon X, nomeadamente uma tal de Sarah Kinney. 




Kinney clonou-a mulher por não existir D.N.A suficiente para tentar um clone macho. 

Destinada a ser o operativo perfeito, Laura, que foi a vigésima terceira tentativa, seria colocada ao encargo de Sarah, pelo director do projecto, Zander Rice.

Sarah tornar-se-ia numa autêntica figura maternal para o clone. 

Laura, que receberia o seu nome de Sarah, veria o seu gene mutante despertar mais cedo, em virtude de ser torturada diariamente com elevadas quantidades de radiação. 

As suas garras, de osso, foram arrancadas, revestidas a adamantium e reimplantadas novamente. 

Ao contrário de Wolverine, X-23 só tem duas garras em cada mão. As terceiras garras foram-lhe colocadas nos pés. 

Sem ter o esqueleto revestido a adamantium, X-23 era detentora de um factor de cura muito mais rápido que o de Logan, uma vez que o seu organismo não tinha que estar constantemente a batalhar contra o envenenamento provocado pelo metal.

Para aumentar ainda mais a sua eficácia, Zander, cujo pai fora morto por Logan, expôs Laura ao Trigger Scent, um componente químico que a colocava em estado berserk. 


 


Sob o efeito do químico Laura vai cometer imensas atrocidades, entre as quais irá matar Sarah. 

Eventualmente, Laura irá conseguir escapar da Facility, procurando Wolverine. 

O primeiro encontro entre ambos, em Uncanny X-Men # 450 (Vol 1), terminaria com Laura a vencer Logan. 


 


Perseguida pela S.H.I.E.L.D, Laura seria resgatada pelo Captain America, que temia que a organização a usasse para os seus próprios fins (Marvel Team-Up #6, Vol 3, de 2005). 

Entretanto, e como forma de comemorar o aniversário do épico dos anos 90, The Age of Apocalypse, uma nova mini-série será colocada em marcha. 

Retomando a história a partir da vitória de Magneto no embate final com Apocalypse, esta nova mini irá introduzir Kirika Yashida. 

Muito similar a X-23, Kirika é filha de Logan (nesta realidade apelidado de Weapon X) e Mariko Yashida. 


 


Recrutada por Magneto para fazer parte dos X-Men, Kirika irá enfrentar vilões como Mister Sinister e os seus Sinister Six. 

A personagem regressaria brevemente em Uncanny X-Force # 12 (Vol 1), corria o ano de 2011. 

O seu regresso não foi feliz, pois Kirika será morta pelo próprio pai, agora herdeiro do poder de Apocalypse, e a agir como Weapon Omega. 

Mas voltemos a Laura. 

Depois de viver algum tempo como prostituta nas ruas do bairro mutante de Nova Iorque (Mutant Town) e de ter servido de hospedeiro para o Uni-Power, na figura de Captain Universe, Laura regressaria aos X-Men e seria integrada com os restantes estudantes. 


 


Apelidada de Talon, Laura irá fazer parte dos New Mutants (Academy X Squad) e mais tarde dos New X-Men, após os eventos devastadores da House of M. 

Será nessa altura que desenvolve uma paixoneta pelo colega de equipa, Hellion. 

Durante o evento Messiah Complex, em 2007, Laura irá ter dois violentos confrontos com a Lady Deathstrike, o qual terminará com uma vitória para cada lado. 

Nesta mesma altura, Laura foi chamada por Cyclops para integrar uma nova formação da X-Force, que visava atacar os inimigos antes que eles pudessem tomara a iniciativa (muito ao estilo daquilo que Storm havia tentado fazer na segunda metade da década de 80 com os X-Men, depois de Fall of the Mutants).


 


Eventualmente, Laura, que havia estabelecido laços de amizade genuínos com a colega Mercury e com Wolverine, decide partir, juntando-se primeiro à Avengers Academy (após Fear Itself) e mais tarde ao Circle of Four (uma versão hardcore do New Fantastic Four do início dos anos 90, que incluía Spider-Man, Grey Hulk, Ghost Rider e Wolverine).

Sobrevivendo ao Murderworld (Avengers Arena, Vol 1, de 2013 a 2014) e depois de ter participado em mais duas séries de animação e um filme (Hulk Vs Wolverine), Laura vai ser reintegrada nos X-Men, servindo numa equipa que era liderada por Kitty Pryde e constituída pelos X-Men originais "regressados" do passado. 


 


A jovem irá estabelecer um relacionamento com o Angel, nesta altura. 

Laura ganhará ainda mais perfil com a sua introdução no jogo de vídeo, Marvel vs Capcom III, em 2011. 

A morte de Logan daria a oportunidade para Laura brilhar, assumindo a identidade de Wolverine, em 2016. 

Laura teria ainda um papel crucial no filme de 2017, Logan.


 


Nota: Embora não seja uma versão feminina de Wolverine, Kitty Pryde chegou a usar garras de adamantium, quer durante a Age of Apocalypse, quer durante o confronto dos X-Men com os Neo, no Universo Marvel tradicional (616).