O homem conhecido como Simon Williams foi uma das primeiras tentativas da Marvel de criar o seu próprio Superman. 

Desenvolvido por Stan Lee, Don Heck e Jack Kirby, Simon fez a sua primeira aparição nas páginas de Avengers #9 (Vol 1), corria o ano de 1964. 

Com o nome de Wonder Man, Simon seria o sétimo herói a juntar-se aquela que era a equipa mais poderosa do planeta. 

Contudo, as aparências não poderiam ser mais enganadoras, com Wonder Man a ser também o primeiro traidor dos Avengers. 

Mas, comecemos do início. 

Simon era filho do industrialista Sanford Williams, e o herdeiro da Williams Innovations, que competia com a Stark Enterprises pelo estatuto de fornecedor maior do exército norte-americano. 

Com a morte do pai, Simon passou a liderar sozinho a gigantesca empresa e deu-se mal...muito mal. 

A concorrência feroz de Stark fez com que a Williams Innovations perdesse muito dinheiro, ao ponto de estar na iminência de fechar portas. 

Desesperado, Simon vai apelar ao irmão mais velho, Eric Williams, que havia-se dedicado a uma carreira de crime. 

Seguindo os conselhos do irmão, Simon recorre a métodos ilegais, desviando fundos numa tentativa de evitar o inevitável destino da sua companhia. 

A polícia não tarda a descobrir e Simon acaba preso por fraude, perdendo a sua companhia no processo.


 


Sem nada, Simon aceita uma proposta do famigerado vilão nazi Baron Heinrich Zemo. 

Em troca de poder, Simon  terá que ajudar Baron Zemo e os seus Masters of Evil a destruir os Avengers. 

Simon aceita, até porque Iron Man (na época considerado como o guarda-costas de Stark, o homem que ele considerava responsável pela ruína da Williams Innovations) fazia parte da equipa, e submete-se à máquina de ions do Baron, emergindo como o poderoso Wonder Man. 

Capaz de rivalizar com Iron Man e com Thor em termos de força física, Simon irá apresentar-se como um herói junto dos Avengers. 

Na realidade, Simon atrai o grupo a uma armadilha, onde os Masters os esperam. 

Todavia e porque na verdade não desejava destruir ninguém, Simon trai Zemo, sacrificando a sua vida para salvar a dos Avengers. 

A grande responsável pela sua morte foi a altamente instável energia iónica que lhe deu os poderes. 

Iron Man conserva o corpo de Simon na Mansão dos Avengers e regista os seus padrões mentais, na esperança de um dia conseguir inverter o dano causado pela energia iónica (conforme seria revelado mais tarde em Avengers #58,Vol 1, de 1968). 

Assim termina a primeira e única aparição activa de Simon na década de 60.
 

 


A personagem, que a Marvel deixaria de usar em virtude de um processo interposto pela concorrente DC Comics (devido à proximidade com o nome da Wonder Woman), apenas surgirá como plot device em algumas da aventuras dos Avengers, nomeadamente as envolvendo Ultron, Grim Reaper (o irmão de Simon, Eric Williams) e o Vision (o sintozóide que recebeu os tais padrões mentais de Simon). 

Simon faria pequenas aparições durante os anos 70, nomeadamente como parte da Legion of the Unliving. 

Esta versão zombie de Simon, e aqui uso o termo zombie mas não com a designação que tem nos dias de hoje (este é o zombie do voodoo haitiano), vai enfrentar os Avengers por três vezes, entre 1975 e 1976 (Avengers #131-132, 152 e Annual #6, Vols 1), antes de ser devolvido ao seu estado de morte aparente.


 


Simon regressaria efectivamente à vida um ano depois, nas páginas de Avengers #160 (Vol 1), juntando-se quase imediatamente ao contingente heróico. 

As novas aventuras de Simon  vêem-no ajudar o grupo a combater inimigos como Attuma, Doctor Doom, Graviton, Grey Gargoyle e até mesmo o seu próprio irmão, o Grim Reaper (que de resto se tornaria um dos seus maiores rivais). 

Durante este período, o medo de morrer novamente, é enorme em Williams. 

Esse facto, fará com que não se exponha tanto nas lutas ou dê o seu máximo. 

Contudo, a fobia será ultrapassada durante a épica batalha contra o vilão cósmico conhecido como Korvac. 

Daí em diante, Simon  torna-se numa nova pessoa.

Wonder Man descobre que já não é bem humano, mas antes um ser virtualmente imortal constituído puramente por energia iónica, estabelece fortes laços de amizade com a Wasp e o Beast e começa uma auspiciosa carreira como duplo em Hollywood.


 


É, portanto, um Wonder Man com a confiança bastante em cima, aquele que se torna membro fundador do primeiro spin-off da equipa principal dos Avengers, os West Coast Avengers, em 1984. 

Arrogante e confiante na sua força, Simon vai passar grande parte do tempo a desafiar Iron Man pelo manto da liderança (se bem que o líder de facto era Hawkeye).

Simon, que tinha tido um breve despique com o Vision na recta final dos anos 70 por causa das memórias deste último serem as suas, aceita-o como um irmão e integra-o na família Williams.

A década de 80 é de afirmação para Simon, que tem duas aventuras solitárias, a primeira em Marvel Premiere #55 (Vol 1, de 1980) e a segunda em Wonder Man Special (1986).


 


O desmantelamento do Vision em Avengers West Coast #42 (Vol 2, de 1989), vai despertar os sentimentos de Simon pela Scarlet Witch. 

Todavia, a sua recusa em restaurar a mente do Vision ao que era, e  sacrificar assim as suas hipóteses com Wanda, vão fazê-la odiá-lo. 

O Simon que vemos emergir na década de 90 continua confiante, mas já não é tão arrogante como era. 

De 1991 a 1994, para além de manter-se como membro dos WCA, Simon ganha a sua própria comic. 

Intitulada de Wonder Man, a comic contará com 29 números e 2 anuais. 

Em 1991, mais propriamente nas páginas de The Guardians of the Galaxy #17 (Vol 1), surge uma nova versão da personagem. 

Esta versão futurista de Simon Williams dá pelo nome de Hollywood e, juntamente com o Vision, é um dos poucos Avengers vivos na Terra 691.  

Nesta mesma altura, Wonder Man fará a sua primeira aparição num jogo de vídeo, na condição de support character (Captain America and The Avengers).


 


Em 1994 e depois de algumas novas mortes e renascimentos pelo caminho, Simon volta a falecer em combate, durante uma missão com a sua nova equipa, a Force Works (Force Works #1, Vol 1). 

Somente em 1998 é que veríamos Simon regressar com uma segunda forma (mais forte) composta exclusivamente por energia (Avengers #2, Vol 3). 

Agora a Scarlet Witch, cuja relação com Simon havia melhorado consideravelmente, podia convocá-lo sempre que estivesse em perigo, como se Simon fosse um génio da lâmpada.

Este estatuto manter-se-à durante mais algum tempo, até Simon regressar por completo à vida e iniciar finalmente um romance com a Scarlet Witch.

Wonder Man é um dos heróis escolhidos para fazer parte dos Avengers na série de animação da equipa, United They Stand, em 1999.

Para além disso, Simon marcará presença numa mini-série ao lado do seu melhor amigo, o Beast, em 2000.


 


Com a Civil War a fracturar a comunidade heróica em duas partes, Simon permanecerá do lado de Tony Stark, sendo seleccionado para integrar os Mighty Avengers, liderados pela Miss Marvel (Carol Danvers). 

Será precisamente com a Miss Marvel que Simon irá começar a namorar, o que fará com que ele seja presença constante na comic da heroína entre 2006 e 2009 (Miss Marvel Vol 2).

Será nas páginas de Miss Marvel que Wonder Man será ainda integrado na Operation: Ligthning Storm, uma strike team da S.H.I.E.L.D liderada por Carol Danvers.

O ano seguinte veria Simon ganhar uma segunda mini-série, intitulada de Wonder Man: My Fair Hero. 

O Advento do Dark Reign culminará com a passagem de Simon, após mais de 30 anos do lado dos anjos, para o outro ponto do espectro. 

Marcado como vilão pela H.A.M.M.E.R de Norman Orborn, Simon vai integrar a Lethal Legion, na companhia do seu irmão, o Grim Reaper. 

Esse seu regresso ao papel de vilão relutante repetir-se-à na nova série de animação dos Avengers, Earth's Mightiest Heroes, na qual Simon marcaria presença em oito episódios, como membro dos Masters of Evil de Helmut Zemo. 

De regresso às comics e  com o seu estado mental a deteriorar-se, Simon vai fundar e liderar os Revengers e usá-los para atacar todas as equipas dos Avengers (New Avengers Annual #1, Vol 2, e Avengers Annual #1, Vol 4, de 2011 e 2012 respectivamente), debaixo da premissa que os heróis faziam mais mal que bem.


 


Eventualmente derrotado e preso, Simon voltará ao seu estado mais amigável e será rapidamente perdoado, sendo integrado na Unity Squad (uma equipa que combinava membros dos Avengers e X-Men). 

Será durante uma batalha com os Celestials, que Simon verá a sua essência ser absorvida pela colega de equipa, Rogue. 

A sua mente será finalmente separada da Rogue em Uncanny Avengers #4, Vol 2, corria o ano de 2015, mas Simon ainda não reapareceu numa comic depois disso.


 


Ainda assim, Simon Williams vai-se mantendo vivo através da sua aparição em jogos como Marvel: Avengers Alliance e Marvel Heroes, bem como em séries humorísticas como Super Hero Squad Show e Marvel Super Heroes: What the?!